O Fantástico Corpo Humano
23/08/2013 14:00
Educação de Qualidade!
As alunas do 9º ano B - Alana e Maria Euzete foram as escolhidas da nossa escola.
Parabéns meninas!!!!!
https://www.facebook.com/eptvnaescola?fref=ts
Foi realizada nas aulas de Educação Física das professoras Júlia Passarelli e Luciana Godoi uma atividade de psicomotricidade utilizando pedaços de barbante, na qual em duplas, amarrava-se estes prendendo os braços dos alunos e os mesmos tinham que se soltar sem desamarrar ou arrebentar o barbante.
O objetivo desta atividade foi trabalhar a atenção, coordenação, paciência e raciocínio dos alunos.
Mitologia Grega - Profª Viviane Stupp
Foi solicitado aos alunos dos 8º anos que pesquisassem textos relacionados à Mitologia Grega. Em duplas, eles trouxeram para a sala de aula o material encontrado e em seguida, fizemos uma leitura compartilhada onde eles puderam demonstrar suas interpretações e depois expressar suas opiniões.
Posteriormente, fizeram a escolha de alguns textos para a realização do trabalho que era: separar os textos em quantro partes, fazer uma ilustração para cada parte, seguidas de legendas.
Por fim, para concluirem o trabalho, realizaram produções textuais com a reescrita dos textos previamente trabalhados.
"São projetos como esses que fazem os alunos compreenderem a importância da educação formal para sua vida pós-escola" Prof. Éverton R. Rodrigues
No mês de maio, os alunos dos 8º anos da EMEB Piccolomini foram ao Shopping Buriti em Mogi guaçu para um passeio cultural com o Professor Éverton Rodrigues e a Coordenadora Pedagógica Bia Jacumini.
Como parte de um projeto das disciplinas de Língua Portuguesa e Leitura, ministrados pelos professores Éverton e Viviane Antunes Stupp, os alunos trabalharam com a temática de Super Heróis e após diversas leituras e produções de texto sobre esse mindo mítico e poderoso e até apresentação teatral com texto adaptado pelos alunos, eles foram assistir ao filme "Homem de Ferro 3" - em 3D.
"A aprendizagem só se torna significativa quando conseguimos mostrar aos alunos que o que se aprende dentro da escola está intrinsecamente relacionado ao que se vive lá fora", completou a coordenadora.
PROJETO: COLETANDO ÓLEO E SALVANDO O MEIO AMBIENTE.
O Brasil consome nove bilhões de litros de óleo de cozinha por ano. Apenas 2,5% deste óleo são reciclados, que são os utilizados nas cozinhas de restaurantes, bares e hotéis. A grande maioria do óleo vegetal consumido encontra-se pulverizado em pequenos volumes nas residências, que diariamente são lançados nas redes de águas pluviais.
De acordo com a Resolução nº 275 de 25 de abril de 2001 do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA descreve-se que a reciclagem de resíduos deve ser incentivada, facilitada e expandida no país, para reduzir o consumo de matérias-primas, recursos naturais não-renováveis, energia e água. As campanhas de educação ambiental são peças chaves para essa prática.
Em parceria com a empresa ECO-SOLUÇÃO, a EMEB FRANCISCO PICCOLOMINI, lança o Projeto: Coletando Óleo e Salvando o Meio Ambiente. Este prevê a coleta de óleo de cozinha usado pelas famílias do bairro da Santa Cruz e adjacentes. A escola passa a ser um pólo de coleta da Zona Oeste da cidade.
Metodologia:
* conscientização dos alunos sobre a importância de se reciclar o óleo usado;
* elaboração e distribuição do panfleto abaixo para população e do bairro e adjacentes:
* escolha do local para serem colocados na escola os tambores de coleta ( fornecidos pele empresa ECO- SOLUÇÃO) do óleo acondicionado nas garrafas pet.
A Empresa ECO-SOLUÇÃO fez a parceria com a Escola se comprometendo em fornecer os tambores para o armazenamento do óleo, retirar periodicamente o material e pagar o valor de R$ 0,50 o litro.
Os recursos obtidos com a venda do óleo serão repassados para a APM do Escola e aplicados conforme a necessidade.
Idealizador do Projeto: Prof. Flávio Palomo
Na Semana da Leitura, os alunos do 7º B do Piccolomini montaram esquetes - peça teatral com no máximo 15min - sobre a cidadania. O tema escolhido foi sobre os mendigos. A curiosidade e a liberdade de criação mostraram a visão dos alunos com humor e crítica.
Divididos em equipes apresentaram a peça na sala de aula, propiciando assim um debate sobre valores sociais, o humor, a crítica no processo do conhecimento, valorizando o aprendizado. Prof. Jair Dias.
A apresentação feita pelos alunos do 9º ano Renata Caleffi e Bianca Bordignon e o professor Jair Dias - de Língua Portuguesa - explorou o tema "Família" onde o conflito se estabelece na dificuldade de um pai, sozinho, criar suas duas filhas adolescentes.
O amor do pai mostra-se quando permite que as filhas morem com a avó em outra cidade onde podem ser melhor cuidadas nesta fase de vida tão delicada e importante.
Os atores-alunos trabalharam a improvisação. O texto não decorado permitiu acréscimos de informações conforme foi apresentado, característica do Teatro Fórum.
Na Semana da Leitura dos 6ºanos foram desenvolvidos gêneros textuais - narrativas - na forma de Histórias em Quadrinhos, utilizando personagens da Turma da Mônica.
Com o mesmo objetivo trabalhamos os conceitos de Linguagem Verbal e Não Verbal.
Foi muito interessante, pois os alunos se envolveram nas atividades e também destacamos a pesquisa feita por eles sobre os 50 anos da criação da personagem Mônica feito por Mauricio de Souza.
Professoras Simone Lemes, Denise Fronterotta e Vergínia Helena Corrêa.
As alunas do 6ºC apresentaram um jornal sobre as novidades da Escola Piccolomini e também sobre as notícias da nossa cidade.
O destaque desta apresentação foi a interpretação das alunas de jornalistas conhecidos da nossa mídia.
Ao longo do 2º semestre estamos trabalhando geometria com o estudo dos sólidos geométricos. Estes são classificados por poliedros e não-poliedros.
Para estudar os poliedros faz-se necessário entender os 3 elementos básicos: vértice, aresta e face.
Durante as aulas, para facilitar o entendimento, foi realizado com a turma do 7º ano B a construção dos poliedros com jujubas. Essas jujubas representam os vértices e as arestas foram representadas com palitos de dente.
Os alunos espetavam as jujubas e formavam o “esqueleto” dos poliedros. Após as construções, os alunos analisavam os sólidos e preenchiam uma tabela com a quantidade das arestas, vértices e faces de cada poliedro. Foram construídos cubos, pirâmides e prismas.
A aula foi muito divertida; os alunos “aprenderam brincando” e ainda puderam saborear as jujubas ao final da atividade proposta.
E só a título de curiosidade .... os sólidos foram feitos nas mesas previamente forradas e todos os alunos receberam um par de luvas, ok???
Profª. Juliana de Angelo